sábado, 9 de julho de 2011

“Último Recurso” - um novo projecto a caminho

Com o Verão aí, chegou a altura da New Light Pictures ir de férias. Mas não sem antes dar as notícias do que se tem passado até aqui.

Assim que terminadas as gravações do K-17 e superados todos os desafios e dificuldades que as mesmas implicaram, a equipa achou que estava na hora de enveredar por algo ainda mais ousado e arriscado.


Patrício Faísca volta a realizar e produzir mais uma curta com a equipa da NLP.

“Último Recurso” é o nome deste novo projecto que envolveu mais de 10 dias de gravações, e mais ainda de pré-produção. Com o esforço e o suor da equipa o resultado não poderia ter sido mais gratificante. Sobre o mesmo, Patrício Faísca – realizador, explica:

«Já há muitos anos que ambicionava fazer um projecto como este, (…) mas nunca acreditava que poderia ser possível avançar com facilidade por se tratar de uma ideia arriscada. Cheguei ainda a apresentar à equipa um projecto semelhante a este, mas mesmo eles reconheceram as dificuldades que iria trazer para todos nós. No entanto passado 6 meses estávamos a fazer o "Comando"»

Não é a primeira vez que a equipa arrisca. Mas pela experiência do projecto anterior esperemos que tudo valha a pena. Um projecto desta dimensão não se começa de um dia para o outro, e por isso mesmo Patrício esclarece: «Comecei logo a juntar algumas ideias em Março. (…) A pré-produção durou cerca de 1 mês e meio e as filmagens acabaram apenas por arrancar no dia 21 de Maio, cerca de uma semana mais tarde do que o previsto.»

Para que tudo corresse sobre rodas, Patrício contou com a preciosa ajuda de Nelson Mendonça e André Ferreira como produtores, os quais se certificavam de que toda a equipa e elenco trabalhavam o melhor possível para que tudo corresse bem.



Uma das chaves de toda a produção foi o "schedule" criado por Patrício Faísca e depois ajustado com os restantes produtores.

Quanto a mais pormenores sobre o filme em si, o realizador prefere não avançar muito, realçando o facto de ainda haverem trabalhos para serem lançados este ano. O que fará com que o “Último Recurso” seja, muito provavelmente, apresentado ao público apenas em 2012. Mas garante que se saberão mais novidades muito em breve. Contudo, acrescenta ainda:

«Uma das coisas que quero implementar neste projecto é muita das vezes, as imagens falarem por si, estamos a apostar muito na direcção artística e acima de tudo o grande desafio que faltava a esta equipa era gravar em exteriores de grande distância face aos nossos supostos estúdios. Mobilizar todos os nossos recursos tem sido uma tarefa completamente nova e da qual parece que ninguém tem ressentido sobre isso.»

Isto porque este projecto tem cenários espalhados tanto no Sotavento como no Barlavento algarvio: «Já estivemos em Messines, Lagos e Albufeira, tirando obviamente as restantes localizações que gravamos no concelho de Loulé.» adianta.



Parte da equipa e elenco desta nova produção da New Light Pictures.

Para vos deixarmos ainda com mais água na boca, desvendamos os actores principais.



Ivo Alverca e Ana Costa dão vida aos personagens principais criados por Patrício Faísca.

Ivo Alverca é Diogo e Ana da Costa encarna Mariana. Um casal que irá passar por muita coisa. Para os actores a experiência foi enriquecedora e falam com carinho sobre as suas personagens: «O Diogo, apresenta-se durante o filme todo como uma personagem forte, que parece guardar algo dentro de si que tenta não expor para Mariana, devido as dificuldades que ela própria apresenta. É uma personagem que me dá muito gosto de o fazer, devido a sua presença forte.» Para Ivo, que confessa sempre ter adorado cinema e teatro, diz que não foi difícil transportar toda a sua experiência para este filme e para a sua personagem. Já Ana da Costa tem uma opinião completamente diferente:

« Foi a primeira vez que fiz este tipo de trabalho, e estou a adorar a experiência, porque além de poder contar com uma equipa de pessoas fantásticas, é também uma forma de alargar mais os meus horizontes, fugindo á rotina do quotidiano. Foi um desafio! Como que um teste às nossas capacidades físicas e psicológicas! O qual até me orgulho de dizer que superei as minhas próprias expectativas, porque fiquei a conhecer inclusive, mais um pouco de mim com a participação nesta curta metragem.» Considera por isso a sua personagem muito diferente da sua personalidade por ser «caracterizada pela sua ingenuidade, fragilidade e constante debilitação durante todo este filme. Conta por isso, com a ajuda de Diogo, que a protege de todos os perigos, e tenta dar-lhe o maior conforto nas horas mais difíceis.»


Tanto elenco como equipa, tiveram que ultrapassar as altas temperaturas que se fazem sentir nesta altura.

Por agora é tudo o que podemos adiantar. Mas damos como oficialmente terminadas as gravações deste novo projecto. Estamos em fase de pós-produção, fiquem atentos para mais novidades.

Texto: Ana Grilo

Sem comentários: