quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Comando" vence na categoria "Melhor produção" nos prémios Shortcutz Lisboa 2010

No passado dia 29 de Janeiro decorreu no Clube Ferroviário de Lisboa a cerimónia de entrega dos prémios anuais para as melhores curtas metragens que competiram semanalmente no Shortcutz ao longo de 2010.

Depois de ter sido nomeado para melhor curta do mês, "Comando" foi nomeado para os prémios anuais nas categorias de "Melhor Direcção de Arte" e "Melhor Produção".

Foi com grande satisfação que trouxemos para casa o galardão de "Melhor Produção".

Contando com a presença de mais de 500 pessoas, a cerimónia distinguiu curtas metragens em múltiplas categorias. A nomeação de "Comando" para duas delas foi por si só motivo de grande orgulho para toda a equipa, uma vez que a esmagadora maioria dos nomeados contou com elenco, equipa e meios técnicos profissionais, bem como com orçamento - em contraste com "Comando" que foi totalmente produzido pelo esforço colectivo de amadores e com um investimento monetário de apenas 27,5€.

Parte da equipa no momento da entrega do prémio.

Um ano passado desde o início da produção, o filme já foi exibido publicamente em múltiplas ocasiões: no âmbito da selecção oficial de vários festivais; em escolas (incluindo na escola de cinema Londrina London Film Academy) e no Cineclube de Faro.

Esta distinção é um marco na história da New Light Pictures. O primeiro prémio alcançado numa competição anual a nível nacional.

A história de "Comando" não acaba aqui. Poucos dias após a conquista do prémio, o filme foi exibido no Music Box, em Lisboa. Entrará brevemente no circuito internacional do Shortcutz, em Londres e possivelmente em Berlim. Entretanto, já foi requerido para exibição no Shortcutz Porto.

"Comando" é uma história sobre a guerra, na sua concepção mais universal. Mas por trás dos bastidores é muito mais do que isso. É a história de como a perseverança, a dedicação incondicional a um sonho e o trabalho de equipa têm uma força incalculável, que permite superar todos os obstáculos e limitações e concretizar feitos espantosos.

"Comando" foi feito sem qualquer pretensão ou aspiração. Foi feito pela paixão por fazer filmes. Mas as suas conquistas ainda não pararam de nos surpreender e de nos inspirar.

E é com enorme alegria que podemos afirmar que a New Light Pictures continua hoje a avançar a todo o vapor. Sem meios. Sem recursos. Sem outra coisa que a faça mover se não aquilo a que se pode apenas chamar de amor. Um amor sem fim pelo cinema, a rainha de todas as artes.

3 comentários:

Mário L. Soares disse...

Parabéns meus amigos.
É completamente merecido e considero que têm tudo para ser bem sucedidos.
Abraços

jota disse...

Muitos parabéns, desejo que este seja o primeiro de muitos.

Continuem :)

Adriana disse...

Parabéns, tenho seguido o vosso trabalho e tenho gostado bastante. Creio que tem evoluído bastante e este prémio e' merecido, Finalmente vem o vosso trabalho e esforço reconhecido. Forca e boa sorte para os próximos projectos.