sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

2 novas curtas-metragens a caminho!

A primeira fase da formação da equipa está concluída e com ela virão duas novas curtas-metragens: "A cave" e "Comando".

Desde o início do ano que Patrício Faísca sentia a necessidade de fazer alguns testes de filmagem aproveitando para pôr a equipa no activo, a desempenhar e a treinar as suas tarefas.

No sentido de tornar estes testes num trabalho mais produtivo, Sonat Duyar escreveu 2 pequenos argumentos explorando aquilo que se pretendia testar.

O primeiro intitula-se "A cave" e foi rodado durante o mês de Janeiro. Um projecto com baixa complexidade a nível de produção mas que promete trazer algo de novo aos filmes da NLP, principalmente no que respeita à temática.

O segundo projecto chama-se "Comando" e foi rodado durante o mês de Fevereiro. Uma curta-metragem que nasceu de uma simples sequência que Patrício Faísca queria criar para testar a equipa em exteriores.

Patrício Faísca e Nuno Custódio nas rodagens de "Comando". De um simples passeio até aos exteriores com a equipa, escalou-se até um verdadeiro campo de batalha!

"Era necessário colocar a equipa no exterior, testar principalmente a sua capacidade logística, a captura de som, e dar alguma rodagem aos membros novos", afirma o responsável pela equipa técnica, que viu a simples sequência tornar-se numa curta metragem de arrojado peso a nível de produção.

Apesar de terem sido investidos apenas 50€ principalmente para efeitos especiais e adereços, a curta foi uma das maiores aventuras dos últimos tempos, tirando partido dos melhores recursos que os produtores Patrício Faísca e Alejandro Hernandez puderam fornecer.

Alejandro Hernandez, um dos produtores, conta com uma pequena participação no filme

Sem querer dar para já muitos detalhes sobre esta nova produção, Patrício Faísca afirma que a equipa esteve à altura dos desafios e que apenas teve pena de todo o projecto ter sido uma verdadeira correria, pois a nível de produção não foi possível fazer as coisas com mais calma. "Os dias estavam marcados e tínhamos de cumprir os prazos. Tínhamos material e espaços requisitados para datas específicas. O clima felizmente esteve do nosso lado pois no dia de filmagens no exterior o tempo estava agradável e perfeito para filmar."

Além de exteriores, a equipa também filmou em interiores, num espaço requisitado.

"Comando", apesar de ter sido pensado inicialmente como apenas uma curta-metragem de formação, acabou por ir buscar a experiência dos mais antigos na equipa e a grande força de vontade dos mais novos para criar algo que os realizadores garantem não ficar atrás da qualidade das últimas produções.

Nuno Custódio é o actor principal do filme "Comando" e encarna um soldado determinado a cumprir a sua missão no meio do caos da guerra.

Patrício Faísca tirou assim bastantes conclusões face a estes dois projectos, afirmando mesmo que não necessita de recrutar mais ninguém para o activo. Mas deixa o aviso de que é preciso manter o ritmo e melhorar ainda mais muitos pormenores!

"Todos estão de Parabéns e admito que muita coisa superou o que esperava. Também fiquei surpreendido pela positiva com a atitude de grande parte da equipa! Sem eles teria sido impossível! Relembro que todo este esforço não é remunerado!"

Nem mesmo os realizadores escaparam a ter uma pequena participação no seu próprio filme.

O produtor confessa no entanto a necessidade de trabalhar a equipa nas fases de pré e pós-produção.

Ambos os projectos encontram-se em pós-produção e pode-se adiantar que "Comando" terá direito a DVD com extras.

Novas admissões na equipa

Ana Madalena e Emanuel Lourenço passaram os testes a que foram submetidos e após as gravações dos últimos dois projectos, Patrício Faísca não tem dúvidas quanto às suas capacidades, dedicação e empenho.

Ana Madalena assume assim por agora as funções de Anotadora e Assistente de Maquilhagem.

Emanuel Lourenço assume-se como Chefe Electricista e Operador de Luzes.

Sejam bem-vindos, contamos convosco!