quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Maquinaria de Peso

No ano passado Patrício Faísca construiu uma pequena Dolly e duas JIB's de diferentes tamanhos, mas face às exigências cada vez maiores sentiu-se a necessidade de recriar os seus engenhos a partir do zero, com níveis de qualidade e precisão mais elevados.

A tarefa foi delegada a Fábio Filipe que fez a pesquisa necessária, criou os projectos e tomou a total responsabilidade pela selecção do material e da maioria das ferramentas de trabalho.

Fazendo de um armazém uma oficina durante 2 meses, Fábio Filipe contou com a ajuda de Nélson Mendonça e Patrício Faísca e ainda a colaboração de mais alguns membros da equipa.

Durante 2 meses, foram precisas perto de 52 horas de trabalho e cerca de 350€ para criar esta JIB:



Mas o investimento valeu sem dúvida a pena. A ser comprado, este mecanismo custaria milhares de euros. A JIB ainda não está finalizada a 100% , sendo passível de levar alguns updates no futuro (entre os quais uma pintura e possivelmente um mecanismo para fazer panning), mas funciona com grande suavidade nos movimentos verticais e transversais (o mecanismo de tilt já se encontra operacional mas precisa ainda de alguns retoques) como pode ser constatado no vídeo que postamos de seguida. O braço, extensível até aos 6 metros, permite atingir uma altura de cerca de 3,5 metros.

Ficha Técnica:

Chefe Maquinista: Fábio Filipe
Maquinista: Nélson Mendonça, Patrício Faísca

Assistentes Maquinistas: André Ferreira

Colaboração: Adriano Correia, Rúben Botelho, Jerson Martins

1 comentário:

André Ferreira disse...

Muitas horas de trabalho das quais valeram a pena só por ver aqueles planos de teste acima postados.
Devo de mais dizer como um dos membros mais antigos desta equipa que alguns membros para mim encontram-se em destaque pela sua mostra de empenho e vontade de resolver os problemas encontrados durante a criação desta mesma JIB.
Obrigado a todos vós !