segunda-feira, 29 de junho de 2009

New Light Pictures no jornal "I"

No passado dia 29 de Maio uma repórter e um fotógrafo do jornal "I" deslocaram-se desde Lisboa até ao Algarve com o objectivo de conhecer a equipa que realizou "Vila Gondra". Obtiveram o nosso contacto através da SIC e fizeram questão de vir num dia de filmagens para poderem testemunhar a forma como trabalhamos. Passaram uma noite inteira connosco (até às 3 da manhã), fizeram imensas perguntas e tiraram dezenas de fotografias. Este foi o artigo que publicaram na edição de ontem do jornal, da autoria da jornalista Joana Vilela:


O artigo também se encontra on-line, aqui.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Uma palavra do realizador

As filmagens de "Obsessão" estão praticamente concluídas, faltando só regravar a cena final que foi alterada à última da hora, seguindo o precedente de "Vila Gondra".

"Desde o princípio que sentia que estava a faltar qualquer coisa no final" - avança o realizador Patrício Faísca. O final do filme foi reescrito por Sonat, que já está a trabalhar na banda sonora, uma vez que o processo de montagem já vai bastante avançado.

O filme, cuja estimativa inicial de duração se encaixava nos 15/20 minutos, irá muito provavelmente voltar a exceder a meia hora, o que também segue o precedente do último filme.

"Vou-me mas é deixar de estimativas" diz Patrício, que após as filmagens de 9 de Junho insistiu em deixar aqui uma palavra de agradecimento à equipa. Num dia em que tudo estava a correr mal devido a inúmeros contratempos (entre os quais a impossibilidade de comparência de uma actriz, que só foi anunciada quando já estava tudo pronto para filmar), o espírito de equipa permitiu superar todos os obstáculos e conseguir uma filmagem produtiva:

Em primeiro lugar gostaria de elogiar o excelente trabalho que Pedro Fernandes tem feito enquanto director de casting. Neste dia em particular conseguiu arranjar contra todas as expectativas uma actriz substituta (na verdade, Melanie Jordão, que interpretou a personagem Leonor em "Vila Gondra"). Ele tem sido impecável a organizar todo o pessoal para as filmagens, é quase como um manager pessoal para cada actor ou figurante. Só lamento que não tenha tido disponibilidade para estar presente mais vezes.


Pedro Fernandes (argumentista e director de casting) e Patrício Faísca (realizador)

Fiquei muito feliz por saber que era a Melanie que vinha gravar, sem dúvida que é uma pessoa que traz muito e que contribuiu imenso para o valor da nossa anterior produção. O seu carácter extrovertido e ao mesmo tempo profissional tem uma enorme influência nos outros actores que, não estando muito à vontade, acabam por se libertar mais e melhorar a sua performance ao contracenarem com ela.



As actrizes Melanie Jordão e Telma Gonçalves

No todo, achei esta noite de filmagens memorável. Todos provaram que estão dispostos a ajudar a todo o custo nas filmagens. A minha equipa técnica tem sido irrepreensível; toda a disponibilidade e toda a força de vontade que têm mostrado para ajudar a realizar este projecto são louváveis e deixaram-me muito sensibilizado. Espero que o fruto do seu esforço também seja apreciado pelo público quando o filme estiver pronto.

Em reconhecimento por todas as horas que dispenderam a aturar-me sem ganhar nada com isso, queria deixar aqui um agradecimento muito especial a todos os presentes nas filmagens do dia 9 de Junho:

Actores:
Bruno Coelho
Tiago Sousa
Melanie Jordão
Telma Gonçalves
Nélson Mendonça
Equipa:
Patrício Faísca - Realizador/Produtor
Pedro Fernandes - Produtor/ Casting
Jerson Martins - Assistente de realização/cameraman
André Ferreira - Iluminação/assistência técnica
Nélson Mendonça - Iluminação/assistência técnica
Ruben Botelho - Som

Nova aquisição: claquete

Durante as rodagens de "Obsessão" a equipa técnica da NLP, composta por Jerson Martins, Nélson Mendonça e André Ferreira, decidiu fazer uma surpresa ao realizador Patrício Faísca, oferecendo-lhe esta claquete:


A prenda, simbólica, como um gesto de apreciação e de reconhecimento pelo trabalho feito ao longo de todos estes anos, chega numa altura em que poderá de facto tornar-se útil, uma vez que pela primeira vez dispomos de uma segunda câmara para filmar e este acessório poderá servir o seu papel como referência para a sincronização dos planos das duas câmaras.

Patrício agradece a iniciativa destes 3 membros e adianta: "não esperava nada esta surpresa, estou bastante contente e acreditem que dei mais valor a esta prenda do que a muitas que já me ofereceram no natal ou nos anos. Há muito tempo que me falam em arranjar uma claquete mas nunca achei de todo necessário. Até aqui usava apenas uma câmara em praticamente todos os filmes que gravei e como sou eu que faço a edição conheço bem os planos. Mas agora o panorama mudou, além de duas câmaras também temos o microfone externo e já começo a ter algumas dificuldades com o sincronismo, pelo que ela se poderá tornar numa mais-valia".

A nova aquisição já não será utilizada neste filme porque as filmagens já se encontram na recta final mas terá certamente um papel na próxima produção.

Cartaz de "Obsessão"


Créditos: Jerson Martins, Patrício Faísca, Rúben Botelho